Image Map

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

#Filme | Amanhecer - Parte II


O post de hoje é um oferecimento de Nostalgia e Saudade, portanto, preparem-se que ele é bem pessoal, será impossível não falar sobre mim e tudo o que passei por causa desta Saga. Sei que a simples menção de algo relacionado a "Crepúsculo" já causa uma comoção e o torcer de nariz por algumas pessoas, mas vou deixar isso de lado e falar sobre toda a minha impressão a respeito do filme, que tem estreia nacional hoje, 15 de Novembro.

Em "Amanhecer - Parte II", Bella Swan - agora uma Cullen, já que ela se casou com Edward - está desfrutando da sua transformação em vampira e aprendendo a domar sua força e seu poder vampírico de criar uma grande barreira com a mente. Além disso, ela também está aprendendo a ser mãe, uma vez que sua filha Renesmee, fruto de seu relacionamento com Edward, está crescendo a todo instante (crianças meio humanas e meio imortais crescem muito rápido). Enquanto isso, uma grande batalha planejada pelos Volturi, os maiores vampiros de todos e que de certa formam governam o mundo vampírico, está em andamento, pois eles ficaram sabendo erroneamente que uma criança imortal estava "viva". É desta forma que os Cullen reúnem seus amigos vampiros para serem testemunhas que Renesmee é, na verdade, nascida do ventre de uma humana e que não fora transformada em vampira ainda criança. Assim, com a ajuda dos amigos e dos lobisomens, eles se preparam para a batalha que promete ser épica e, quem sabe, acabar com uma geração inteira de vampiros.

Novamente, o filme foi feito especialmente para os fãs, então talvez para as pessoas de fora que nunca leram os livros ou não se interessam pela Saga, as coisas possam parecer meio corridas ou estranhas. Apesar disso, acredito que este foi o filme que, talvez, tenha mais sentido para quem vai assistir apenas como expectador e não como fã.

Bill Condon, o diretor, me fez gostar deste filme, pois eu tinha zero expectativas, já que o livro "Amanhecer" foi o que menos gostei e o que mais me decepcionou. Condon conseguiu tirar leite de pedra, fazendo do filme um dos melhores - se não o melhor - de todos da Saga. Enquanto o livro era devagar e meio desanimador, o filme veio para quebrar tudo isso, tendo muita ação e um ritmo esmagador, que trouxe em mim e em tantas pessoas da sala de exibição onde eu estava, um misto de emoções que eu jamais imaginei que teria ao assistir ao filme. Há uma cena, em especial, muito desesperadora, que Bill Condon fez de uma forma surpreendente, tão verdadeira que quase foi impossível não se descabelar de tanta emoção. Ele foi um mestre ao fazer isso. Posso dizer que chorei, gritei, pulei e xinguei muito (coisa que eu não faço geralmente, porque não gosto que fiquem gritando perto de mim sem me deixar ouvir o que estão falando, mas desta fez vez foi impossível não fazer isso, fiquei doida com essa cena o_o). Não vou ser chata, então também darei os créditos para Melissa Rosenberg, a roteirista, que desta vez soube fazer um bom roteiro, diferente dos outros três filmes, dos quais ela tirou grande parte da "magia" e transformou completamente a personalidade de alguns personagens, o que me deixava sempre muito chateada. 

Como eu sempre falo e falarei agora, o filme não é uma obra da sétima arte e nunca teve este objetivo. É algo para entreter , para passar o tempo e feito para quem realmente leu os livros. Então é um filme, digamos, simples, com alguns erros e muito longe de ser perfeito. As atuações estão no nível certo e adequadas para este tipo de filme, e até mesmo a caracterização está melhor - embora eu ache a caracterização do primeiro filme a melhor de todas. 

O que deixou a desejar mesmo, no entanto, foram alguns efeitos especiais, que ficaram bem artificiais, dando para ver que se tratavam de montagens feitas no computador. O mais bizarro de todos foi o efeito de envelhecimento de Renesmee. Como já mencionado, um bebê metade humano e metade criança cresce muito rápido. No caso de Renesmee, ela tem o dom de comunicar seus pensamentos através do toque, então desde bebê era bem esperta. Isso, para um bebê de colo normal seria impossível, por isso fizeram uns efeitos em um boneco robô colocando nele um rosto de uma criança, só que esse efeito ficou muito bizarro, estava nítido que era uma criança feita no computador, ficou bem podrinho - o que eu não entendo, pois a Summit/Lionsgate (empresa responsável pelo filme) conseguiu milhões durante todos esses anos e, na hora de "abrir a mão" para fazer um trabalho bom na área de efeitos especiais, simplesmente deixou o resultado "feito nas pernas", forçado (mas isso já é de praxe, sempre há uma queixa contra a empresa, a começar pelos cartazes de divulgação, que são cheios de exagero no photoshop ¬¬).

"Amanhecer - Parte II" fecha com chave de ouro o fim da Saga Crepúsculo. Aos fãs que ainda vão assistir, sugiro que se preparem e levem um lencinho de papel, porque não há só cenas surpreendentes que não se encontram no livro, mas também um final de doer o coração com uma homenagem linda para os fãs e os atores envolvidos. 

Não é uma coisa triste porque acabou, é triste por me fazer lembrar de tudo o que passei por causa desta Saga. Um flashback passou pela minha cabeça de tudo o que vivi: as emoções ao ver os novos trailers, a expectativa pela chegada de um novo filme, o acompanhamento das filmagens, as várias discussões sobre os livros e teorias sobre o que os filmes poderiam trazer, as amizades que fiz, as coisas incríveis que conheci através da Saga, momentos felizes e tristes, etc. Não tenho vergonha nenhuma de falar que gosto de "Crepúsculo". Muitos me zoam por isso, torcem o nariz e não respeitam meu gosto, mas eu realmente não me importo. Podem falar o que for a respeito da Saga, pois só quem está dentro do fandom é que pode saber do que estou falando. Ao contrário do que dizem que os livros/filmes foram feitos para pessoas desmioladas, posso dizer que encontrei pessoas maravilhosas e inteligentes, com gostos diversos e um bom papo. É claro que no meu caminho vi muitas dessas pessoas desmioladas, posers, malucas e talifãs (aquelas meninas que não podem ver ninguém falar mal dos livros/filmes que vai defender loucamente), mas para elas eu não me importava, só dava importância para quem de fato merecia.

A Saga Crepúsculo é uma parte da minha vida que ficará marcada, assim como tantas outras fases legais que ficaram, como Harry Potter e outros momentos de fã que tive ao decorrer de minhas duas décadas. Agora só o que posso fazer é agradecer a Stephenie Meyer por ter escrito o livro e, com ele, ter me apresentado para coisas tão legais, das quais eu não me arrependo nem um pouco de conhecer e fazer parte.

Abaixo veja mais algumas fotos e o trailer:








Para quem estiver interessado, a trilha sonora, mais uma vez, está muito boa. Conta com ótimas bandas e artistas como Green Day, Ellie Goulding, Christina Perri (com sua música "A Thousand Years, Part 2" que me faz chorar lindamente), Feist e muitos outros. 

Beijos :)

25 comentários:

  1. Oiie!!
    É verdade, não ficamos triste por ter acabado é por lembrar dos coisas que vivemos desde que a saga começou.
    Parabéns pelo post
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  2. AIII,QUE POST LEGAL *.* Chega me animei pra ler quando o vi :)))
    Poxa,me lembro como se fosse hoje eu lendo loucamente 'Crepúsculo' e agora a saga já acabou definitivamente :( Vai fazer falta,me marcou com certeza.
    Louca para ir conferir como que ficou o filme Amanhecer Parte II
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post incrível! Nem sei o que comentar. Também gosto muito de Crepúsculo e não consigo entender essas pessoas que falam como se o livro e a história fossem idiotas, porque eu não acho. Se essas pessoas não gostam, poderiam guardar seus comentários, né? Pode ser que HP seja melhor, e eu acho que é, mas isso não é regra e conheço quem prefira Crepúsculo. Tem gente que não respeita ninguém mesmo. Mas voltando. Fiquei bem feliz em saber que esse filme é bom, cheio de ação, porque acho que estava faltando isso mesmo, só fiquei bem decepcionada em saber que os efeitos especiais não foram dos melhores, é uma pena. Assistirei com lencinhos, valeu pela dica! ;D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ain, adorei quando você falou "Não é uma coisa triste porque acabou, é triste por me fazer lembrar de tudo o que passei por causa desta Saga."
    Adorei o post! Ficou incrível.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acabei de assistir esse filme (sério, cheguei do cinema há uns 20 minutos rs) e realmente esse foi, sem dúvidas, o melhor. Não sou fã dos livros e sempre zoei horrores os outros filmes, especialmente os dois primeiros, mas nessa segunda parte de Breaking Dawn até chorei. Fechou com chave de ouro mesmo.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? Odeio todos os livros/filmes de crepúsculo, mas vou assistir Amanhecer parte 2 pra ver a merda que vai dar dessa vez, apesar de já saber o que vai acontecer. Li spoiler em todo post do facebook.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã da saga crepusculo, já li todo os livros e achei legal, mas não "aquela historia" surpreendente. O filme acho que não vou ver no cinema, pois ainda não vi o parte um, então provavelmente eu vou baixar eles em casa qualquer dia desses pra assistir, porque esse ultimo parece estar bem legal :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Que post tão cuuuute *----*
    Sou Twilighter e também me senti como você. Não gosto de gritar no cinema, mas foi impossível não gritar! E confesso que chorei tanto no final. Aquela homenagem partiu meu coração também. E com toda certeza essa saga será eterna em nossos corações.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Estou curioso pra assistir,várias pessoas que conheço estão elogiando.
    O post ficou gostoso de ser acompanhado.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não vou ao cinema confeir, até porque nunca assisti todo o primeiro filme e só li os dois primeiros livros. Mas bom filme a quem for assistir ;D

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  11. E a minha curiosidade para ir ver? Estou pensando seriamente em ir essa semana, porque não aguento mais! *-*
    Adoro a saga, estou triste e feliz ao mesmo tempo. Triste porque acabou e feliz por uma saga tão legal ter sido concluída de uma maneira tão legal. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Também gostei mais do filme do que da segunda parte do livro de Bella e a guerra 'ilusória' foi ótima, mas infelizmente eu quase morri junto do Carlisle se é que me entende.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahh então eu não gosto dessa saga =//
    Eu só vi o primeiro filme e livro e não curti, mas vejo muita gente animada com essa ultima parte !
    E pelo que vc falou ficou muito boa !
    Ahh boa sorte no sorteio =DD
    Bjos

    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Opa...que post completão! Parabéns. Não vi nenhum filme nem li os livros...por isso não posso opinar muito.
    Bom começo de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro estou bem curioso para conferir a adaptação hehe

    beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. É como você disse, tanto livro quanto filme são puro entretenimento e é isso o que as pessoas não entendem, querem criticar e tudo o mais, mas dá pra se divertir com o livro e o filme, um passa tempo gostoso, sem preocupações maiores. Eu adorei seu post.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Não tenho toda essa empolgação com esse livro
    Quero assistir, mas não tanto assim

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que fofo o seu post, amei! Confesso que não era fã da saga, aliás, não gosto de histórias de vampiros e não li nem um dos volumes da série, mas assisti aos filmes - exceto "Amanhecer II". Agora gosto bastante, e não vejo a hora de ir assisti-lo. =) O trailer está perfeito!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Oie!

    Nossa, eu gostei bastante do resumo da saga e a resenha que você fez. Muito bacana! Eu não conheço Crepúsculo, nunca li, aliás, li um trecho que me deixou um pouco aérea e achei a linguagem um pouco "enchedora de linguiça" e rebuscada demais, então, preferi não continuar. Mas já vi os filmes, e o que mais me encantou foi Lua Nova ^^

    Parabéns pelo blog, muito bacana aqui! Estarei seguindo ♥

    sugar - dance . org

    ResponderExcluir
  20. Oie :D

    Estou doido para ver esse filme , não vai demorar muito :D Adorei o post e a resenha !

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei o filme hehe!!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Esse filme fechou a saga com chave de ouro! Foi realmente feito pros fãs, aquelas imagens do final, dos créditos deixaram a pegada nostálgica :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  23. Oi..

    Eu corri dos cinemas mais badalados, vi no dia 16 e posso dizer q foi tranquilo..pq e não gosto das histéricas que ficam gritando toda hora, quan do é hora de comoção geral tudo bem, mas toda hora enche, eu sou fã e entendo a histeria, mas nem por isso precisa atrapalhar os outros. Eu amei o filme, e nesta cena que vc fala, eu morri e reencarnei, nossa! Reneesme e Edward ow coisa linda eles dois ^^

    Beijos!
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  24. Ain, eu gostei bastante!
    para mim, foi o melhor da série.

    bjs

    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  25. Eu já tentei ser fã de Twilight, mas não consegui. Sou daquele tipo de pessoa que gosta de acompanhar algo que eu pego bem antes de chegar aqui no Brasil, o que aconteceu com os livros que li em PDF antes mesmo de ser lançado aqui. Só que não deu, fã de alguma coisa da trabalho e eu já tenho muita coisa para amar. Então, minha opinião sobre o filme não é de uma fã e sim de uma pessoa que gosta, mas não tanto assim.
    Eu achei Amanhecer, tanto parte 1 e 2, incrível comparado com os outros filmes que realmente foram uma merda. Eclipse, por ser meu livro favorito da saga, que eu sempre achei que fosse ser o melhor filme, saiu aquilo. Sem comentários. Apesar de saber que não tinha nada de interessante para acontecer na última parte, além da Bella virar vampira e blabla. Mas, quando eu sai do cinema, eu estava com aquela sensação boa e que eles finalmente tinham acertado em cheio. Acho que não poderia ter um final melhor, só preferia que todas aquelas mortes realmente tivessem acontecido, mesmo que isso tirasse o Carlisle.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir