Image Map

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

#Música | K-pop

Tenho uma curiosidade peculiar em saber mais sobre a cultura das pessoas de olhos puxados, pois não é só uma cultura super diferente da nossa, mas também traz umas informações bem interessantes e fascinantes. Apesar disso, nunca fui muito de ir atrás para saber, sou uma pessoa bem preguiçosa nesse sentido. Mas quando você entra em contato com pessoas ainda mais interessadas nesse assunto, fica impossível não recolher algumas informações, nem que mínimas. E foi assim, ouvindo um pouquinho daqui e dali, que fiquei sabendo da existência do K-Pop, e à medida que entrei um pouco mais à fundo, fiquei fascinada.

K-Pop (abreviação para Korean Pop), em português bem claro, é a música pop coreana - mais especificamente da Coréia do Sul. Não há muita diferença entre o pop americano e inglês que nós tanto conhecemos musicalmente falando, já que muitas características desse estilo de música são parecidas. O que os diferencia mesmo é a toda a super produção por trás do K-pop. Os grupos, bandas, cantores e cantoras desse estilo musical são preparados por anos, há toda uma indústria gigantesca que permite que o pop coreano vingue. Eles são contratados por gravadoras e elas os produzem durante anos até que eles estejam preparados e sejam jogados na mídia. Acredito que se não todos, a maioria dos grupos são completamente fabricados, tanto que os integrantes são escolhidos a dedos pelas gravadoras.

Além disso, a facilidade com que grupos são formados é grande. Muitos são grupos instantâneos, pois começam a fazer sucesso da noite para o dia e, num passe de mágica, somem como se nunca tivessem feito sucesso. Para vermos como a indústria é rápida e muitas vezes descartável, já que há toda essa velocidade. E também há uma preocupação com o modo como os grupos serão vistos internacionalmente, tanto é que a maioria das músicas têm título em inglês, assim como versões para o japonês.

Vou mostrar para vocês alguns famosos do K-Pop para você adorar.

Girls' Generation (SNSD)

É composto por Taeyeon, Jessica, Sunny, Tiffany, Yoona, Yuri, Hyoeyon, Sooyoung e Seohyun. Em coreano, o grupo é conhecido por SNSD (So Nyeo Shi Dae); em japonês por Shoujo Jidae; e em inglês por Girls' Generation. Foi formado em 2007 pela SM Entertainment e já lançou 3 álbuns, 3 mini-álbuns e um álbum em japonês.  Apesar disso, só fizeram sucesso mesmo quando lançaram a música "Gee" e, desde então, viraram um fenômeno na Coréia do Sul e em seguida estouraram no Japão.

Para quem achou estranho o fato de ter três meninas no grupo com nomes tão ocidentais, deixa eu te explicar: Jessica, Sunny e Tiffany são norte-americanas, mas foram morar na Coréia ainda jovens, ou por causa da família ou por trabalho, portanto falam fluentemente o inglês e o coreano.

A indústria é tão sacana que se aproveitando do sucesso delas e da imensa popularidade de algumas das meninas, criou uma pequena unidade do grupo, composta apenas por Taeyeon, Tiffany e Seohyun, e foi chamada de Girls' Generation - TTS (TaeTiSeo).

 

2NE1

É composto por CL, Minzy, Dara e Bom. Foi formado em 2009 pela YG Entertainment e até o momento já lançou um álbum e dois EPs, além de álbuns ao vivo e outros trabalhos feitos em conjunto com outros grupos. Começaram a fazer sucesso depois que gravaram a música "Lollipop" para um comercial de celulares, mas ganharam reconhecimento mesmo com o lançamento da música "Fire", que rapidamente virou hit número um na internet. Além disso, as meninas estrelaram outras campanhas publicitárias, que ajudaram-nas a atingir mais sucesso, inclusive no Japão, quando uma de suas músicas virou ringtone, em 2011.

O nome da banda pode ser pronunciado como "twenty one" (21) ou "to anyone", e quer dizer "Nova Evolução do Século XXI", pois as meninas têm um estilo bem diferente e fora dos padrões.

Uma curiosidade interessante do grupo é que os seus fãs são conhecidos como Blackjacks, o que faz referência a um jogo com vinte e uma cartas.

 

Super Junior 

A formação atual tem 10 membros, mas já chegou a ter 15 no início da carreira. Depois da saída de vários membros por diversos motivos, hoje o grupo é composto por Lee Teuk, Ye Sung, Kang In, Shin Dong, Sung Min, Eun Hyuk, Dong Hae, Si Won, Ryeo Wook e Kyu Hyun. Foi formado em 2005 pela SM Entertainment e lançou 6 álbuns e 2 mini-álbuns. Eles começaram a fazer sucesso quase que de imediato desde que apareçam pela primeira vez em um programa de tv cantando a música "TWINS (Knock Out)", tanto que seu primeiro álbum, chamado de "Super Junior 05 [TWINS]", ficou em terceiro lugar na lista dos mais vendidos.

O grupo tem/teve quatro subgrupos: Super Junior K.R.Y, composto por Kyu Hyun, Ryeo Wook e Ye Sung; Super Junior T, formado por Lee Teuk, Hee Chul, Kang In, Shin Dong, Sung Min e Eun Hyuk; Super Junior M, composto por Han Geng, Si Won, Dong Hae, Reyo Wook, Kyu Hyun, Sung Min e Eun Kyuk; e, por fim, Super Junior Happy, formado por Lee Teuk, Kang In, Shin Dong, Eun Kyun, Ye Sung e Sung Min.

Inicialmente, a proposta do grupo era fazer um rodízio de integrantes. A cada temporada os integrantes seriam substituídos por novos e assim por diante, mas a ideia não deu certo, pois os membros da primeira geração fizeram muito sucesso e a produtora preferiu deixá-los fixos no grupo.

 

Psy (Jae-sang)

Este aqui nem precisa ser apresentado, já que é um sucesso mundial desde que lançou o clipe de uma música que criticava as pessoas do bairro rico Gangnam. A música, "Gangnam Style", virou sucesso mundial e seu clipe um viral na internet. Todo mundo sai por aí fazendo a coreografia divertida e tentando criar novas versões do clipe (a música teve até uma versão podre e vulgar feita pelo Latino) de tal forma que já está enjoando. Por causa disso, ele é, inclusive, o artista de K-pop mais aclamado atualmente, pois foi o cantor que teve mais visualizações em apenas um único vídeo e acabou entrando para o Guiness Book, uma vez que "Gangnam Style" foi o vídeo mais curtido do You Tube nos últimos tempos.

Apesar de só ter estourado mundialmente em 2012, ele já vem trabalhando artisticamente desde 2000 e já lançou 5 álbuns e 2 EPs. Desde o início ele foi um artista controverso, pois ao mesmo tempo que fazia umas coreografias bizarras e engraçadas, suas músicas criticavam e ironizavam alguma coisa, por isso já recebeu várias reclamações quanto ao conteúdo de seus álbuns.

No início o próprio PSY, cujo nome real é Park Jae-sang, lançava suas músicas e quando isso não foi mais possível, ele entrou para o time de artistas da YG Entertaiment, a qual o ajudou a continuar a ser visualizado na Coréia do Sul e a lançá-lo no Japão. 



Como vocês podem ver, a indústria musical do K-pop é muito forte e a competição lá dentro é super acirrada. Não é muito diferente do que já conhecemos, mas, sem sombra de dúvidas, é muito mais pesada até mesmo por motivos culturais, já que o povo oriental é conhecido por ser muito disciplinado e duro na hora de seguir à risca o que se propõe a fazer. Outra coisa que achei super interessante sobre o assunto, é que os fãs dos grupos escolhem cores para representar cada grupo, e isso nós não temos por aqui.

Os artistas aqui apresentados são apenas alguns dos mais conhecidos lá na Coréia do Sul, há muitos outros grupos/cantores/cantoras que devem ser conhecidos caso você tenha gostado do K-pop.

E aí, o que acharam?

Beijos :)

22 comentários:

  1. Kpop está tão na moda né?
    pena que não faz meu tipo de música. mas as versões que eles fazem ficar hiper legais.
    adorei o post.
    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  2. Kpop ta na moda, apesar de também curtir esse nossos irmãos de olhos puxados eu prefiro o J-Rock (rock japones)
    Vc escolhe ótimas bandas para colocar no post. ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Devo concordar com os dois outros comentários.. K-Pop está na moda MESMO! Acho bem legal essa música Gangnam Style.. tá sendo super tocada..
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei o post. *-*
    K-POP tá bem na moda atualmente, apesar de que não escuto muito. Mas gostei muito do estilo das Girls' Gerenation.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu gostei muito de conhecer cada artista que você apresentou, mas gostei mais ainda de saber a história por trás disso porque eu não tinha ideia de quão industrializado isso era. Sério mesmo. Eu não sabia que eles preparavam essas pessoas por anos até que elas estivessem aptas a suprir a necessidade deles de fazer dinheiro, é realmente uma indústria sacana, do jeito que você falou. Mas acho que não é só lá isso que isso acontece (óbvio), aqui no Brasil mesmo eu olho uns artistas e fico de boca caída com a falta de talento, se bem que esses ai parecem mesmo ter talento pra coisa. Acho que eu poderia ficar aqui escrevendo um texto de comparações, mas enfim... eu simplesmente amei o seu post.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Eu não ouço K-POP, mas como todos disseram ai em cima, K-POP está na moda né e é impossível não ouvir uma música sequer, mas apesar de não ouvir, eu acho bem interessante.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa tem muita coisa sobre K-pop neh ??
    eu recentemente fui numa festa aonde so tocava eles e foi mto legal !
    as musicas são mto boas e tinha um pessoal que fez um grupo de dança baseado nas coreografias que ficou muito legal !
    adorei viiw !
    Bjos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não curto K-pop, das bandas que você citou acima só conhecia Psy e Super Junior mas não gosto de nenhum dos dois :(

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, seu post tá muito completo, eu achei - porque não conheço nada de cultura Kpop, haha. Bom, eu achei um exagero de integrantes numa só banda, nossa, mas entendi que é tipo uma sacada das gravadoras - que devem ter muito trabalho por lá, lançando artistas "descartáveis". Enfim, eu até acho os clipes fofinhos, como esse da vitrine, mas não gosto das músicas =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. eu não conheço nenhuma dessas bandas,não conheço nada da cultura k pop
    mas adorei o post deu para dá uma esclarecida sobre o assunto <3

    ResponderExcluir
  11. Não conheço muito da cultura K-pop. Já ouvi algumas músicas, mas nem sei quais grupos cantam. Mas acho interessante como eles estão fazendo sucesso por aqui. Muitos amigos meus curtem.

    Cerissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia essa cultura K-pop, não curti muito, não sei, não gosto de músicas nesse estilo =(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá flor! Não curto esse tipo de música, mas adoro visual das meninas! Super estilosas.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Hey,
    não curto muito k-pop, mas gosto do estilo dos clipes, são bem elaborados (alguns) :3

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu curto e já conheço um pouco do k-pop,gosto do estilo.Os trabalhos asiáticos estão surpreendendo.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Achei tensa essa indústria ai. Tanta preparação pra tão pouco tempo de carreira e ainda cair no esquecimento tão fácil. E caraca, boyband de 15 integrantes? Achei muita confusão, muita gente pra pouco espaço haha
    Confesso que ODEIO músicas que eu não posso cantar junto, me dá uma puta agonia. :x

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  17. Hey
    adorei o post!
    Minha colega é fã de K-Pop e está sempre me enviando coisas novas.
    Curto Girls Generation haha e ela odeia kkkkkkkkkk

    Adorei o novo visual daqui

    Abs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. As bandas de K-Pop estão na moda ou é impressão minha? ASHUAHSUA Eu gosto de algumas músicas, mas não é algo que eu escute sempre. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Oi, Fran.

    Engraçado, a gente vive tão distante que nem se liga nessas coisas. Não é o tipo de música/banda que eu curto, mas as meninas são tão lindas... =) Gostei do post. Foi bom conhecer um pouquinho sobre esses grupos.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  20. Heey!
    Nunca fui muito fã desse estilo, mas eu acho os clipes bem legais HAHA e pra falar a verdade, até curto Gangnam Style haha
    Curti seu post e as músicas grudam feito chiclete, né?
    *o*
    sério ? então no próximo meme vou indicar pra você de novo, quero ver saus repostasdesse logo haha

    Um beeeijo, fofa *-*
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nunca parei para reparar nisso. E seu post me fez despertar um interesse, apesar de não ter curtido o novo estourado Gangnam Style, é bem curioso esse estilo. ;D
    Ótimo post!


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  22. O pessoal dizendo que K-pop ta na moda, isso por causa do PSY, o bom desse bum dele é que vem divulgar o K-pop, mas este gênero já esta ai tem um tempinho, as pessoas que não tinham reparado..Já tem uns 2 anos que estou voltada mais nesse mundo, pois eu adoro os Dramas K-Drama e J Drama especialmente, e acabei gostando das músicas e fui buscando e passei a conhecer outras bandas..Até mesmo pq alguns atores tem suas próprias bandas como o lindo Hero Jaejoong..O Super Junior tá ficando bem popular, mas confesso que nunca ouvi suas músicas, das outras bandas citadas já..Viva o K-pop!!!!!!!!

    ResponderExcluir