Image Map

sábado, 25 de agosto de 2012

#Livro | Sempre (Forever)


*chegando e limpando as teias de aranha do blog*

Tanto tempo que eu não posto, não é? Podem ter certeza, eu não me orgulho nada disso. Fiquei afastada mais por não estar no clima de postar algo com o mínimo de conteúdo possível do que outra coisa. Eu não queria fazer posts de uma maneira forçada, porque eu não me sentiria bem, então preferi ficar esse tempinho afastada até voltar com a energia necessária. Espero que dessa vez seja para ficar mesmo, rs. Nesse tempo que eu estive de fora, não fiz nada muito interessante, mas nos últimos dias peguei um livro maravilhoso para ler e é justamente sobre ele que irei falar hoje.

"Sempre (Forever)" não é um livro muito conhecido, muito menos foi escrito por uma autora famosa, mas não é por isso que ele não deixa de ser especial. Antes de ser lançado em formato de livro, esta história tinha sido publicada em formato de fanfic. Para quem não está familiarizado com o termo, fanfic quer dizer "ficção feita por fã", ou seja, é uma história criada usando como base personagens de livros/filmes/séries/animes, podendo seguir o enredo original ou ser totalmente modificada e seu fim não é lucrativo. No caso deste livro, ele era uma fanfic de "Crepúsculo".

Sei que algumas pessoas vão fazer cara feia apenas pela simples menção de "Crepúsculo", mas vamos com calma, o livro em nada se parece com o enredo do outro livro citado e tampouco faz referências a ele. Além de ter uma história bem criada, foi bastante modificado para, justamente, não ter nada que se parecesse com a fanfic.

Nesta obra nos são apresentadas as vidas de Haven Antonelli e Carmine DeMarco, dois jovens que tiveram uma infância muito conturbada e até hoje sofrem com as consequências delas. Enquanto Haven é uma escrava em pleno século XXI e passou por muitos maus tratos, Carmine é um garoto rebelde e herdeiro de uma perigosa rede mafiosa italiana. Os dois vivem em um mundo completamente diferente do outro, mas não fazem ideia de que esses mundos estão muito interligados. Eles se conhecem quando Haven é levada para a casa da família DeMarco e a partir disso se aproximam, conhecendo um pouco mais um do outro e trocando experiências até então não vividas. É palpável a mudança que acontece quando eles passam a interagir entre si, os dois se encaixam perfeitamente e servem como porto seguro para o outro.

Quase todos os personagens têm uma importância, principalmente os mafiosos e Vincent DeMarco, pai de Carmine, um homem frio, desesperançoso e indignado com o próprio mundo em que vive e que carrega grande parte da trama nas costas. É ele que guarda todas as respostas para a ligação entre a vida de Haven, Carmine e a máfia. Muitas das escolhas pessoais dele se veem refletidas no futuro e isso é o que move a história, de uma forma ou outra.

A narrativa é feita em terceira pessoa e o narrador conta a história através dos passos de Carmine, Haven e Vicent, então a perspectiva desses três personagens é bem feita, nós conseguimos nos aprofundar na mente de cada um deles e isso, por consequência, nos faz perceber o quanto a personalidade e a história de vida deles é bem elaborada, em nenhum momento eles se perdem, seguem à risca o que são desde o início. Carmine, por exemplo, não é rebelde por simplesmente querer. Ele é assim por tudo o que sofreu na infância com a perda da mãe e negligência de seu pai, desta forma gosta de encontrar problemas para esquecer todo o seu passado e a carência que sente. E Vincent, por outro lado, não é uma pessoa fria e afastada por escolha, mas por ter sido levado a ser assim. Ele não gosta de ser mafioso, acha o seu trabalho um horror e, entre os mafiosos, ele é o que ainda tem um pouco de compaixão em seu coração. Vincent não quis ser um criminoso, porém a sua vida sempre girou em torno da Máfia, pois seu pai era um grande chefão e ele teve que ocupar o lugar deste.

A linguagem do livro é fácil e muito gostosa de acompanhar. Como o livro ainda não tem uma tradução para o português, acredito que a linguagem seria adequada para pessoas no nível intermediário do inglês, mas isso não significa que pessoas com o nível um pouco mais baixo não possa ler, isso depende de cada pessoa, não é? O que quero dizer é que algumas palavras ou estruturas podem não ser do conhecimento de todos e isso afetaria na leitura. 

Gostei muito da forma como J.M Darhower, a autora, construiu o relacionamento de Carmine e Haven. Não é aquela coisa água com açúcar e melosa o tempo inteiro, apesar de ser bem fofo. Além disso, Darhower escreveu um livro repleto de mensagens legais para levarmos para a nossa vida.

E aí, gostou da dica de hoje? Talvez eu não tenha sido tão profunda quanto gostaria de ter sido, mas acredito que deu para pegar um pouquinho da "belezura" que é este livro, não é? Não quis me demorar muito porque se eu escrevesse mais e mais acabaria soltando muito spoiler, pois a trama deste livro possui tantos segredos misturados nos diálogos, que você fica o tempo todo com aquela sensação de que algo muito ruim e grande está por vir, mesmo que a história pareça estar indo para um caminho feliz.

É isso aí!

Beijos :)

16 comentários:

  1. Sugestão de leitura interessante, pena a obra ainda não ter sido traduzida, só uma dica: põe um link pra opção de compra caso haja interesse de alguém, adorei aqui estou seguindo.

    Conheça meu cantinho!
    http://divadatiaeni.webnode.com/
    http://www.divadatiaeni.tk/

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Costumava ser uma leitora assídua de fanfics! Percebo que muitos livros estão sendo gerados a partir delas, mas ainda não sei se acho isso bom ou ruim... Enfim, o que importa é o livro ser bom, mesmo que seja de uma fanfic de Crepúsculo hahaha.
    Ainda não me aventuro nos níveis intermediários de leitura. Tomei vergonha na cara para começar a ler em inglês faz pouco tempo, então, estou indo devagar, mas adicionei ele à minha lista de livros em inglês :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  3. achei que escreveu até bastante sobre o livro... até atiçou minha curiosidade... '-'
    beijos
    amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Me interessei :)
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Oii!


    Gostei..
    (:
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    Seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  6. Que título redundantemente legal! Hehe
    Já quero ler! *-*

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. A capa já é bem chamativa
    E a resenha vem complementar muito bem

    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  8. De fato não conhecia o livro, mas fiquei encantada pela história através da sua resenha. É uma pena que não tenha tradução para português, eu queria muito ler e aposto que ia adorar, tanto quanto só pela sua indicação. Eu até tentaria ler em inglês, mas ia ficar com muita dor de cabeça e acabar me irritando lindamente, então não vamos arriscar. Enfim, não suma mais senhorita! Espero que seja para ficar mesmo dessa vez, viu?

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  9. Acho ótimo quando o livro tem uma linguagem gostosa, porque nos motiva a ler cada vez mais sem parar! Não conhecia esse livro, mas agora quero muito ler.
    Beijocas
    By Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia o livro, mas fiquei morrendo de vontade de ler! Não sou muito desenrolada no inglês, então fica um pouco difícil pra mim, ler. Mas quem sabe não é uma forma de aprender mais um pouco?
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Deu pra pegar um pouquinho da belezura sim. Gostei muito de saber que nesse livro, todos os personagens tem importância. Um livro que li e era assim foi Os Tolos Morrem Antes de Mario Puxo e eu, particularmente, gostei bastante.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro maravilhoso hehehehe
    Quero ler agora ♥
    Ótima indicação diva, beeijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, *.*
    parece ser muito bom.
    vai entrar na minha lista.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar e se você não falasse, nunca imaginaria que é uma fanfic de crepúsculo. Aliás, porque a autora simplesmente não escreveu o livro dela, não é? Já que em nada se parece com crepúsculo...
    Fiquei curiosa por conta dos segredos, mas acho que vai demorar bastante para eu ler Forever.
    Adoro quando os blogueiros falam de livros desconhecidos, sério!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler o segundo livro (sempre - Redemption) e posso dizer com certeza de que essa estória vou carregar comigo por muito tempo! O livro é muito profundo, mesmo sendo uma estória de amor não é melado e nem gráfico. As cenas mais picantes foram escritas com muita elegância, não desviando foco emocional do livro.
    Suppppeeerrr recomendo, mesmo sendo em inglês aço que aqueles que tem um vocabulário razoável não terá problema em seguir.
    Como terminei ontem o segundo livro, ainda estou me sentindo muito conectada aos personagens, é difícil fazer a ponte e conseguir focar em outra estória...vai demorar um pouquinho pr eu poder encontrar outro título queme interesse.

    ResponderExcluir