Image Map

sábado, 27 de outubro de 2012

#Especial Halloween: 3 autores para ler neste Halloween

O dia 31 de Outubro, mais conhecido como Dia das Bruxas (ou Halloween, como nossos amigos gringos diriam), está chegando e eu decidi fazer um pequeno especial para dar umas dicas do que podemos fazer neste período "assustador" do ano.

Começo este especial apresentando três autores que foram/são mestres em escrever histórias horripilantes e assustadoras com os mais diversos temas que você possa imaginar. Ao ler suas obras, é impossível não sentir uma certa inquietação ou um pouco de medo, pois além dos temas que dão um arrepio, a forma como escrevem são envolventes e te levam para o momento tão obscuro que descrevem.

Sei que existem muitos outros autores com essas mesmas características, mas resolvi escolher esses três por serem os nomes mais marcantes da literatura, alguns da clássica e outro da contemporânea. Fora que os três são bem semelhantes em alguns pontos, a começar por suas figuras estranhas, se é que posso colocar desta forma (olhem para as fotos deles e me digam se não dá para sentir medinho).

Edgar Allan Poe (1809 - 1849) - Foi, sem sombra de dúvidas, o maior escritor gótico norte-americano de todos os tempos, tendo influenciado inúmeros outros autores, tanto os de sua época quanto os de agora. Por fazer parte da literatura gótica, suas histórias sombrias envolvem vingança, morte, mistério, terror, fantasia e o sobrenatural, tudo isso misturado a uma frieza de sentimento, sempre mostrando uma angústia, depressão e tristeza excessiva. Escreveu vários poemas e contos e foi o primeiro a escrever contos de ficção policial e um poema em forma de narrativa, eis um dos porquês de ser tão importante para a literatura. Sua obra mais famosa, cuja qual é uma compilação de vários contos, é Histórias Extraordinárias (1840), e o seu maior destaque na área de poemas foi O Corvo (1845).


Nathaniel Hawthorne (1804 - 1864) - Este aqui tem tudo a ver com o Halloween, pois viveu na época das caças à bruxas em Salém, no Estado de Massachussetts, nos Estados Unidos (para quem não sabe, Salém é considerada a cidade das Bruxas e até hoje recebe vários turistas por causa de todas as histórias de bruxaria envolvendo o local). Por justamente estar à par dos acontecimentos daquele período e por sua família estar envolvida com a perseguição às bruxas, ele foi o mestre em escrever sobre bruxas, sem deixar de também fazer uma breve crítica à sociedade puritana da época. Seus contos misturavam bruxaria e a dicotomia pecado x pureza. Assim como Edgar Allan Poe, também fazia parte da literatura gótica, e escreveu diversos contos e alguns romances. Suas obras mais conhecidas são A Letra Escarlate (1850) e A Casa das Sete Torres (1851), mas também publicou várias coleções de contos, tais como, só para citar rapidamente, Twice-told Tales (1837) e Mosses from An Old Manse (1846).


Stephen King (1947 - ?) - Impossível não pensar neste autor e não sentir calafrios, isso porque suas histórias são extremamente horripilantes e conseguem abordar diversos temas sobrenaturais. Ele  é um dos maiores escritores de fantasia e horror da literatura contemporânea, tendo destaque com seus livros quando estes começaram a ganhar adaptações para o cinema. Apesar de sua característica principal ser escrever sobre terror, também já escreveu/escreve sobre alguns temas mais "leves", mostrando que também consegue sair de sua zona de conforto. Suas obras que alcançaram maior sucesso são Carrie (1974), A Hora do Vampiro (1975), O Iluminado (1977), A Dança da Morte (1978), A Coisa (1986) e a série que já dura anos, A Torre Negra (1982), cujo último livro será lançado em 2012.


Agora é só escolher qual deles você se interessou mais, pegar um destes livros e ler durante o Halloween. Com estes autores é impossível não entrar no clima.

Beijos :)

19 comentários:

  1. Flor, quero tanto ler A letra Escarlate que vc nem imagina, acho q vou aceitar sua dica :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe porque eu quero tanto ler O Poe ? por causa da Tati Feltrin hahahahaha beijos !

    euvivolendo.blogspot.com RETRIBUO O COMENTÁRIO E A SEGUIDA ?

    ResponderExcluir
  3. Acho que Stephen King e Edgar Allan Poe são os caras...
    Se eu tiver a oportunidade com certeza irei ler ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Stephen King se garante *.* É uma ótima pedida nesse Halloween :D
    Adorei as dicas :)
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler A Letra Escarlate, pois vi no filme A Mentira e achei a história bem legal, e Stephen King é um deus do horror, morro de vontade de ler livros dele, vou procurar por aqui.
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, ficou muito legal! Eu já li algumas coisas do Poe e amei, e estou lendo um livro do Stephen King e estou adorando. Já Nathaniel Hawthorne, eu não conhecia, mas fiquei bem curiosa.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu já li vários contos do Edgar Allan Poe e amooooooo de paixão o estilo dele, o acho muito gênio. Não conhecia o Nathaniel e tenho dois livros do Stephen King aqui pra ler. Adorei a dica temática, muito criativa.

    E suuuuuuuuuuuper obrigada pelo seu comentário lá no blog. Você sempre deixa uns comentários que parecem uma conversa, é muito legal.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nunca li nada de nenhum dos três autores, mas tenho uma queda especial em ler livro do Poe. Sempre ouvi falarem muito bem dele e tenho vontade de conhecer. Sim, só ouvir o nome de Stephen King já dá arrepios, porque dizem que os livros que ele escreve são assustadores mesmo, hehe ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Três autores incríveis, com certeza!
    Uma ótima pedida pro halloween!

    Maay S - http://covildapredadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu blog.
    Seguindo...

    Uma semana super positiva,

    Andreia Napoleao
    http://napoleaoandreia.blogspot.com.br/2012/10/nova-parceria-do-blog-dudabella-t-shirts_28.html

    ResponderExcluir
  11. Já faz muuuito tempo que tento ler A Torre Negra do Stephen King, mas é muuuuito cara, Meu Deus. Preciso ficar rica e logo hahaha
    Adorei as dicas, realmente são ótimas para o Halloween
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito boas as dicas! Principalmente Edgar Allan Poe ...ADOROOOO!Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um livro aqui em casa do Stephen King, acho que vou pegar ele para lê-lo esse mês, quer dizer o mês que vêm =D hehe

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hey,
    nunca li nenhum livro de terror, então nem posso dizer se gosto ou não. Mas sou meio medrosa, então né... KKKKK Os autores que você citou são bastante conhecidos, parecem ser ótimos... Mas não sei se iria ler.

    Até mais,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Edgar Allan Poe é ótimo, li muito tempo atrás um livro dele, não lembro bem da história, mas lembro que gostei :D Stephen King parece ser ótimo, sou louco para ler alguns de seus clássicos, mas ainda não li, mas já tenho na estante Carrie, a estranha, pronto para ser lido.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Excelentes escolhas de autores,todos são mestres no gênero de terror.Meu preferido é o Stephen King.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Autores incriveis. Mas sem dúvidas Stephen King reina! rs
    Ótima dica!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran!

    Gostei da sua ideia de escrever sobre os escritores "góticos"! Nunca li nada de nenhum dos três, apesar da minha enorme curiosidade, principalmente por Stephen King!

    Beijokas!

    ResponderExcluir