Image Map

sábado, 16 de junho de 2012

#Filme | Olhar Estrangeiro (documentário)


O Brasil é conhecidíssimo lá fora por causa do carnaval, das mulatas, do samba e de certas paisagens famosas de nosso país. As vezes, quando alguém pergunta para famosos para onde eles gostariam de ir, alguns respondem de cara que sonhariam em conhecer o Brasil. Isso é lindo, todo mundo fica feliz e contente, bate palmas e faz a festa, mas o que muita gente não sabe é a imagem absurda e totalmente errônea que certos estrangeiros possuem de nosso país. É até mesmo revoltante só de pensar.

Justamente com o objetivo de mostrar essa visão distorcida das terras brasucas, que a cineasta Lúcia Murat resolveu produzir um documentário para expor as imagens erradas do Brasil, fazendo quase um apanhado histórico de vários filmes que tiveram nosso país como pano de fundo. Em "Olhar Estrangeiro", um documentário de 2005, nós vemos clichês e absurdos retratados em alguns filmes, como, por exemplo, em um que mostra mulheres nuas andando pela praia como se isso fosse muito comum por aqui. Alguém já viu isso acontecer? Eu, pelo menos, nunca. Já vi biquínis pequenos demais, mas daí mostrar o corpo nu já é outra coisa. 

Além de mostrar as imagens dos filmes, alguns depoimentos de pessoas envolvidas em tais filmes foram feitos para também nos comprovar como o Brasil é visto como um país de libertinagem e muitas outras características do mesmo tipo. Há também entrevistas com pessoas não envolvidas com os filmes, que receberam palavras quaisquer para fazer uma ligação com o Brasil. É incrível como palavras simples podem remeter a coisas tão pejorativas.

É um excelente documentário, muito bem produzido e com uma ótima edição. Para quem se interessou, o documentário está completo no youtube, é só jogar na barra de pesquisa do site que "Olhar Estrangeiro" aparecerá dividido em sete partes. E para mais informações técnicas sobre argumento e justificativas do documentário, você pode acessar o site oficial: http://www.taigafilmes.com/olhar/port.html. Abaixo eu postarei o trailer:



E então esta é a dica de hoje. O que você achou?

Beijos :)

6 comentários:

  1. Muito obrigada por ter passado lá no blog, já estou seguindo aqui :)

    É interessante ter encontrado este post, porque eu e meu namorado começamos a pensar em fazer um documentário e tudo o mais e estávamos precisando assistir a alguns. E adorei o tema desse porque realmente lá fora eles tem outra visão do Brasil né?

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágata!

      Olha, que legal. Sobre o que vocês pretendem fazer o documentário? Acho isso interessantíssimo, só ainda não tive nenhuma ideia legal para tentar fazer um.

      Obrigada pela visita!

      Bjins

      Excluir
  2. Olá!
    Realmente, já percebi que muitos estrangeiros tem uma ideia errônea do Brasil. Não gosto muito de assistir documentários, geralmente não faz muito meu estilo os assuntos que abordam, mas gostei desse. Bom saber que tem gente tentando mudar essa ideia que outros tem de nós.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!

      Confesso que também não sou do tipo de assistir a muitos documentários, só assisto quando o assunto realmente chama a minha atenção - como no caso desse, por exemplo. É importante que nós assistamos algo do tipo, porque nos ajuda a abaixar menos a cabeça quando falam de maneira tão pejorativa sobre nosso país.

      Bjins

      Excluir
  3. Hey
    Nossa fiquei com muita vontade de assistir!
    Mas deixem eles pensarem nessas coisas, quando chegam aqui quebram a cara HAHA
    Acho que estão entrando demais no site EGO da Globo e achando que todos somos daquele jeito.

    beijos e uma ótima quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!

      Assista, é muito bom. Dá uma certa raivinha quando os gringos aparecem falando umas besteiras, mas essa é, infelizmente, a visão deles sobre o Brasil :( Há muito mais do que samba por aqui, né?

      Bjins

      Excluir