Image Map

segunda-feira, 23 de julho de 2012

#Série | Grimm


Desde que comecei a assistir "Once Upon a Time" [veja o post sobre a série aqui], eu percebi o quanto sou encantada pelos contos de fada, pois até então eu tinha apenas aquela relação normal, que se baseava só no fato de eu ter crescido ouvindo essas historinhas cheias de fadas, princesas, príncipes e seres encantados. Eu acho interessantíssimo poder ver o quanto esses contos são diferentes quando visto por outras referências e como conseguimos transformá-los em histórias incríveis. Ver a diferença entre o conto mais "romantizado" na versão da Disney e o conto original, chega a ser fascinante. 

Por isso tudo, quando soube que uma nova série seria baseada nos contos dos Irmãos Grimm - os escritores de contos de fadas famosos como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel e A Bela Adormecida -, eu fiquei muito tentada a assistir. E como eu sou uma pessoa muito atrasada e quase nunca consigo acompanhar uma série logo de início, só consegui assisti-la recentemente.

A série "Grimm", da qual estou falando, consegue ter um roteiro tão original quanto o de "Once Upon a Time", apesar do primeiro ser muito mais sombrio do que o segundo. Esta série conta a história do detetive de homicídios Nick Buckhardt, um rapaz muito ágil e esperto em sua profissão, que começa a presenciar coisas muito estranhas, como ver o lado feio de algumas pessoas (elas parecem monstros). Quando sua tia Marie volta à cidade, ele fica sabendo do motivo de isso acontecer. Ele descobre que é descendente dos Grimm, um grupo anônimo de caçadores responsável por defender o mundo real contra as criaturas monstruosas, e que todas as histórias dos contos de fadas de fato aconteceram e foram escritas em livros como uma forma de alerta para as pessoas. 


O fato de Nick ser um Grimm pode trazer perigos para sua vida pessoal e profissional, pois os Wesens - nome dado às criaturas mágicas sobrenaturais - não poupam esforços de acabar com a vida de qualquer descendente dos Grimm e quem estiver associado a eles. Desta forma, ele não pode contar que é um Grimm para sua noiva, Juliette, e nem para seu parceiro de trabalho e amigo, Hank Griffin, colocando os dois em igual perigo.

Certo dia, quando está investigando mais um caso de homicídio, Nick conhece Monroe, uma criatura Wesen que vive em perfeito estado de harmonia entre a sua essência sobrenatural e o mundo humano, pois foi "reformado", ou seja, não traz mais perigo para as pessoas normais. Monroe é um Blutbad que, em outras palavras, vem a ser o famoso Lobo Mau dos contos. E é ele quem vai ajudar Nick a desvendar coisas sobre o mundo sobrenatural das criaturas e a entender tudo sobre o que pouco sabe, e isso vai acabar aproximando os dois e eles se tornam amigos.

Talvez lendo a sinopse a gente fica com aquela impressão de "Ué, mas cadê os contos de fadas propriamente ditos?". Eles não aparecem tão diretos, mas sim como o mistério que envolve os homicídios que Nick terá que desvendar. Cada episódio faz ligação com um conto. No episódio piloto, por exemplo, o homicídio da vez é de uma moça vestida com um capuz vermelho que estava correndo pela floresta e foi atacada por um lobo. E isso te lembra quem? Ao conto da Chapeuzinho Vermelho. E é desta forma que os contos são inseridos na série. O legal é que em cada episódio há uma citação do conto que aparecerá, o que nos faz logo ficar atentos aos detalhes, porque de uma forma ou outra é preciso saber sobre o que se trata o conto da vez.


Há um suspense em cada coisinha, desde a iluminação do ambiente onde a série ocorre até a forma como a câmera foca as pessoas. Parece que a todo instante você vai se deparar com alguma criatura horrenda ou que algo vai acontecer para te deixar em alerta. Achei todo esse mistério + suspense muito bem feito, fiquei o tempo todo muito presa aos acontecimentos à medida que passavam na tela. Fora que é muito legal ficar buscando os pequenos detalhes que te fazem lembrar dos contos. 

Como eu disse mais ali em cima, o roteiro é muito original. É super interessante a forma que encontraram de misturar investigação e os personagens famosos que tanto conhecemos, mas que aparecem aqui de uma outra forma, e é uma de genialidade sem tamanho terem criado tantos nomes para as criaturas Wesens. Se vocês derem uma pesquisada um pouco mais à fundo, verão uma lista completa com cada tipo de criatura, explicando o que cada uma delas é. Fico de queixo caído para tanta criatividade, devo tirar meu chapéu para isso.

Gostei bastante dos personagens. A relação entre Nick e Hank é aquela coisa de parceria mesmo, amigos além dos laços profissionais. E nem preciso falar do Monroe. A princípio achamos que ele é do mal, porém basta conhecermos um pouco mais dele para percebemos que ele é bem engraçado de um jeito irônico, sempre com um comentário na ponta língua. Quando Nick faz alguma pergunta boba, Monroe vem logo com um "Você é idiota ou o quê?"

Ainda estou assistindo ao segundo episódio, mas já posso garantir que a série promete muito. Dei uma lida no que vai acontecer em seguida e parece que só tende a melhorar muito. 

"Grimm" passa toda segunda-feira, às 23:00, no canal Universal Channel. 






Beijos :)

29 comentários:

  1. Hey!
    Adoro seriados e minha lista tende à aumentar a cada novidade. Já tinha ouvido falar dessa série e continuo com muita vontade de assisti-lo! Gosto bastante de contos de fadas e achei bem original o jeito que eles tratam cada conto :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuul! Adooorei a série e já marquei na listinha de próximas séries a serem vistas hahaha
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira
    PS: Sério!! Eu fiquei com medo em algumas partes do trailler

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi a série, mas um filme deles assisti e gostei bastante. Quero poder ver mais!Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha escutado falar dessa série ainda,estou meio por fora das séries, ultimamente a única que estou assistindo é "The walking Dead" que por sinal sou viciada haha e estou super ansiosa para a terceira temporada.
    Adorei saber sobre essa série,parece ser super legal,me interessei bastante *-*, como não sentir vontade de assistir? Amo séries nesse estilo :)

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar sobre essa série, mas fiquei apaixonada! Não sei se você conhece Supernatural, mas alguns episódios tinham alusões a contos e eu adorava ver como eles retratariam cada estória com um toque de terror. Grimm parece uma série muito legal, vou tentar assistir :D

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  6. Não sou tão fã de séries quanto eu gostaria de ser, então não sou a melhor pessoa pra falar sobre o assunto.

    Só sei que quanto mais mistério tiver em uma série mais ela me atrai

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi querida,
    muito legal a dica. Não conhecia este seriado, mas parece bem intrigante. Vou procurar dar uma olhada.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ver essa série, porque além de apaixonada por contos de fadas, adoro as adaptações!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa série, adoro o Monroe, nas séries sempre tem aquele que você se identifica mais né, então acho ele super divertido....como você comentou sobre once upon a time, também é um dos meus tantos vícios. E também cheguei a mesma conclusão, adoro contos de fadas. A propósito, você já ouviu falar da série Merlin? Também é muito boa. Bjs e adorei seu blog.

    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Amigas! Estou divulgando a inscrição para a coluna "Como se fosse a Primeira vez" do blog Divã da Tia eni, é um espaço destinado a publicação de textos de blogueiras e autoras iniciantes, quer ter um texto seu na página da Tia eni? Acessa o link e inscreva-se!

    https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dDRjamhMdHBVNGNXZEY4aF9pdlpsUmc6MQ

    Você ainda não conhece o Divã da Tia eni? Em que mundo você vive? \o/
    Acesse já e Vá Além!
    http://divadatiaeni.webnode.com/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito começar a ver essa série! Adoro Once Upon a Time e todo o clima de contos de fadas

    ResponderExcluir
  12. Eu amo Once upon a time, mas não passei do piloto de Grim porque como você disse é muito sombria e não faz muito o meu tipo.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a assistir, acho que assisti uns dois capítulos, mas depois deixei de lado. Embora eu tenha gostado, achei a série muito parecida com outras que foram lançadas recentemente e não acho isso legal. Gosto de séries únicas e surpreendentes. Mas quem sabe, qualquer dia desses eu dou outra chance.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro seriados desse tipo e esse já entrou para a lista do que vou ver nas férias! *-*

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que série fantástica!
    Antes de acabar de ler o seu post já fui procurar por ela no Portugal Séries!!

    Vou assistir com certeza!! Só que sou como você... completamente atrasada... ainda estou com os episódios da primeira temporada de Glee (que ganhei de uma amiga) pra assistir.... mas vai ficar guardado aqui! ^^

    Pois é... o tempo passa muito rápido né?! E o Dan tá ficando cada vez mais lindo!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já ouvi falar muuuito dessa série, maaas eu nunca assisti - fiquei com vontade e vou dar uma chance. rsrs
    Pelo menos quatro? AAH, a gente faz metas e vai cumprindo aos poucos, né? rsrs
    Um beeijo pra ti, *-*
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu adoro essa série, infelizmente só assisti metade da temporada porque fiquei sem tempo, mas vou tentar assistir o resto da série essas férias. Também achei esse mistério + suspense muito bem feito, acho que essa série promete ser ainda melhor do que já é.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. assisti a alguns episódios e achei a abordagem dos contos de fada bastante original :) vou tentar assisti-la toda...

    ResponderExcluir
  19. Também gosto de contos de fadas, mas quase não assisto a séries de tevê. Vou tentar acompanhar alguns episódios - espero me lembrar do horário e do canal. rsrs...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  20. Com certeza Grimm é mais sombrio que Once Upon a Time. Já que você está no 2º episódio, deixe me avisá-la que talvez a série passe a te desanimar, talvez não supra suas expectativas, mas depois melhora. No meio da 1º temporada, eu não tinha tanta vontade de assistir mas ai a coisa foi melhorando, a estória foi ficando mais interessante e puxou mais a minha atenção e então eu não podia mais esperar pelos próximos episódios, estava sempre ansiosa. Enfim... é uma ótima série. E o legal é que ela não é uma cópia de Once Upon a Time e nem a OUAT é uma cópia dela porque as duas são de extremidades diferentes mas com a mesma inspiração.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Vejo as vezes alguns posts sobre esta série e sempre tive certa curiosidade em assisti-la. Vejo por fotos que realmente a iluminação e a fotografia parecem peculiares e adoro esses contos antigos! Once Upon a Time, que você comentou eu já baixei, só falta assistir agora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu amo essa série, realmente é muito boa. Ela e Once Upon a Time são maravilhosas. E no primeiro episódio de Grimm, logo na abertura que cena é aquela hein? hahahaha Dá um medo UASISUASD só quem assistiu sabe :p
    Adorei o post diva, meus parabéns. Beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. meu namorado ama essa série. mas ainda não terminamos a primeira temporada.
    :( adoro Once Upon a Time tbm.


    bjs

    http://www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  24. Já assisti alguns episódios, é realmente muito legal, gostei muito. Só não continuei assistindo porque estou sem tv a cabo.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  25. To muito perdida de serie mesmo
    Não conhecia essa
    Mas me interessei

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu estou a maior tempo querendo assistir, desde que eu soube que ela era parecida com Once Upon a Time, mas fiquei enrolando e acabei não vendo. Só que sabado passado, estava passando os canais e vi que ia começar o Pilot na universal e acabei vendo. AMEI, só isso que posso dizer. Vou ver o mais rápido possível até o final do mês *-* Adorei o post.

    Beijos,
    Monique <3

    P.S: Saving Hope não assusta não, ok? Ela é muito boa MESMO. A história é emocionante e tudo mais. Super recomendo *-*

    ResponderExcluir
  27. Hey
    Comecei a assistir essa série
    E CURTI BASTANTE.. tem o estilo que gosto
    Estou terminando e colocando outras em dia.. para chegar nela HAHA

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  28. Olá!!

    Eu não conhecia a série, mas fiquei super curiosa para conhecer!


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ainda não tinha visto a série mas adorei a dica deve ser super bom, adoro e agora que estou em casa ai mesmo que vejo.

    Bjs

    ResponderExcluir